Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prefeitura recebe Certificado Pacto das Águas


A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através de seu Secretário de Estado, Bruno Covas, no dia 2 de abril, conferiu ao prefeito dr. Pedro Brandão certificado de participação no Programa “Pacto das Águas” de São Paulo, no período de 2009/2011, pelo cumprimento de todas as etapas do Programa.

De acordo com o Certificado “a adesão aos princípios do Consenso da Água de Istambul, associado ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município, é de extrema relevância para a proteção e recuperação das águas no Estado de São Paulo.”


O que é

Em março de 2009, durante o 5º Fórum Mundial da Água, prefeitos e outras autoridades locais e regionais de diferentes partes do planeta, comprometidos em enfrentar as mudanças globais e em busca de um desenvolvimento sustentável, lançaram o Consenso da Água de Istambul (CAI), um conjunto de princípios e estratégias para gestão da água.

Em 2 de junho de 2009, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo lançou o “Pacto das Águas de São Paulo”, movimento que envolve municípios e comitês de bacias hidrográficas visando o apoio ao CAI.

O Programa propõe três eixos de ações – 1) água e saneamento: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, disposição de resíduos sólidos; 2) revitalização de bacias hidrográficas: recuperação de matas ciliares, proteção de nascentes, criação de unidades de conservação; e 3) identificação de problemas locais e execução de projetos estratégicos para sua solução: educação ambiental, controle de perdas, etc. Ao todo são sugeridas 21 ações nestes três eixos.

O Conselho da Água de Istambul obteve 598 signatários de um total de 645 municípios do Estado de São Paulo, sendo que 229 (José Bonifácio entre eles) definiram metas e completaram os procedimentos para as 21 ações propostas.

“Este Certificado é uma demonstração do sucesso que vem alcançando a nossa política ambiental, cujo desempenho é reconhecido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente”, disse o prefeito dr. Pedro Brandão.

Bruno Laureano Pinto, Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, informou que, dentre os 229 municípios do Estado que cumpriram as metas propostas pela CAI, José Bonifácio conquistou a 20º colocação. “Estamos atentos a estas questões, e uma evidência são as construções de poços e reservatórios de água nos bairros Brancatte, Santa Maria e Carlos Cassetari, que significam investimentos superiores a R$ 2 milhões”, completou Bruno.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nenhum comentário: